Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
A gonorreia é uma das DSTs mais comuns globalmente, comprometendo milhões de pessoas anualmente. Causada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir qualquer pessoa, e, se ignorada, pode desencadear danos à saúde. A seguir, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma patologia infecciosa que afeta especialmente as membranas do sistema genital, como canal urinário, cérvix, reto e orofaringe. Apesar de que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear complicações sérias.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:
Nos Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Em Mulheres:
Secreção anormal na vagina
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Dor no baixo ventre
Sintomas Adicionais:
A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, podendo acometer os olhos e o ânus, desencadeando corrimento e prurido.
Modos de Contágio da Gonorreia
O meio mais comum de contágio se dá através de relações sem proteção, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, resultando em complicações para o recém-nascido, provocando conjuntivite neonatal.
Diagnóstico da Gonorreia
O diagnóstico da gonorreia pode ser feito através de exames laboratoriais, tais como:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A gonorreia é tratável com antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e aqui azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.